10/05 – Relato do ato contra o aumento das 17h

Por Yuri Gama

Após manifestações pela manhã e pelo horário do almoço, iniciou-se o primeiro grande ato contra o aumento da tarifa em Florianópolis, nessa segunda, dia 10 de maio de 2010, às 17h.

O ato contou com cerca de 500 pessoas percorrendo as ruas da cidade em protesto contra o aumento de 7,3% da tarifa. Passando de R$2,80 para R$2,95 em dinheiro. Os manifestantes passaram pelo Terminal do Centro, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Av. Hercílio Luz e de volta ao terminal dispersando e convocando novos atos para amanhã.

O trajeto desenvolvido foi o seguinte:

17h РReunịo em frente ao TICEN, convocando a popula̤̣o para manifestar-se contra o aumento com faixas, panela̤o, entrega de panfletos e gritos de ordem.

17h30 РTentativa de bloqueio da Av. Paulo Fontes impedida por policiais do BOPE e entrega de panfletos proibida por seguran̤as da COTISA.

18h – A manifestação segue em direção à prefeitura municipal. A idéia dos manifestantes é dar publicitade para as propostas e agregar mais gente para o grande protesto contra o aumento nesta quinta feira.

18h20 – Violência policial em frente à prefeitura. Manifestantes: metade entrou pacificamente no prédio e outra ficou do lado de fora. Policiais sem nenhum diálogo iniciaram um espancamento generalizado. Amenizaram com o surgimento da deputada Ângela Albino e com a saída de todos.

18h30 – Manifestação se dirigindo para a Câmara dos Vereadores. Policiais continuavam ameaçando fotógrafos dizendo que iriam quebrar e roubar suas câmeras se não parassem de fotografar.

18h45 – Manifestantes caminham pela Avenida Hercílio Luz. Presença massiva de policiais disfarçados. A quantidade de P2 chega a ser indiscreta. Todos se apresentam descaradamente, registrando com vídeo e foto as caras dos manifestantes. Todo mundo canta: “Amanhã vai ser maior… Amanhã vai ser maior…”

19h40 – A manifestação retornou ao seu início e se dispersou. Manifestantes voltaram a se reunir em frente ao Terminal Central (TICEN), fizeram uma assembléia geral e aos poucos dispersavam convocando para mais atividades amanhã, terça-feira e para um grande ato no fim de tarde de quinta, dia 13/05.

A expectativa é que o ato de quinta seja muito bom e com milhares de pessoas nas ruas. Abaixo segue a agenda do dia de amanhã.

AGENDA DE TERÇA-FEIRA, 11/05:

Manḥ: 8h Рatos descentralizados: Trindade, Centro, Sul e Norte

Tarde: 13h РConfec̤̣o de materiais no DCE da UFSC

Noite: 18h РReunịo no DCE da UFSC + Colagem pelo centro de cartazes

Por Yuri Gama com colaboração do Skárnio.

Outros lugares:

http://tarifazero.org

http://sarcastico.com.br

http://twitter.com/lataofloripa

http://prod.midiaindependente.org

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a 10/05 – Relato do ato contra o aumento das 17h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *