Lançamento do documentário Impasse lota prédio da Reitoria da UFSC

Cerca de 700 pessoas compareceram ao prédio da Reitoria da UFSC, na noite desta quinta-feira passada, para assistir em primeira mão o documentário sobre a crise do transporte público de Florianópolis, Impasse. Com o auditório e o hall do prédio lotados, o evento iniciou com uma performance teatral-musical com manifestantes caracterizados cantando músicas elaboradas durante os atos contra o aumento da tarifa deste ano. Para em seguida, então às 20h, após uma fala de apresentação da organização, iniciar a apresentação do filme, que tem sua duração de 1 hora e 20 minutos.

Segundo Fernando Evangelista, um dos organizadores e produtores, a reação ao material foi imediata e bem positiva. A atmosfera no local, durante a mostra, remetia à um jogo de futebol, onde a cada jogada/cena o público reagia expressivamente – com vaias, aplausos, risadas e até gritos de aprovação e desaprovação. Definitivamente a avaliação foi de superação das expectativas.

Fernando levanta também a capacidade do audiovisual de tocar as pessoas. De como elas acabam se sensibilizando mais em um documentário do que em uma matéria jornalística, por exemplo. Fato é que, logo após a mostra, o público presente realizou uma assembléia na qual foi apontada a clara necessidade de se avançar na luta e não mais somente resistir aos aumentos de tarifa. Ou seja, se mobilizar para propor as devidas mudanças sociais necessárias para resolução do impasse. Obviamente com um enfoque voltado para o bem-estar da população usuária.

Em seguida, a assembléia tomou o rumo às ruas e se tornou uma manifestação. Os manifestantes bloquearam durante 45 minutos a rotatória que liga a UFSC aos bairros da Trindade, Serrinha e Pantanal, caminharam pela Avenida Beiramar e chegaram a ocupar o TITRI (Terminal da Trindade), por volta das 23h o ato retornou para UFSC e dispersou.

O documentário Impasse foi produzido pelos jornalistas Juliana Kroeger e Fernando Evangelista, diretores da Doc Dois Comunicação – empresa que se dedica à produção de documentários de caráter social, histórico e cultural. O intuito de seu feito foi dar um panorama na crise do transporte público de Florianópolis. Fernando deixa claro que o Impasse não é um documentário imparcial, mas também não é militante. Seu enfoque é jornalístico e posicionado: “Do lado mais fraco”, diz ele. O vídeo contém entrevistas com os diversos protagonistas das manifestações, constando estudantes, integrantes de movimentos sociais e comunitários, autoridades do poder público e até empresários do ramo do transporte. Além é claro, de toda a violência policial.

Os próximos passos da Doc Dois Comunicação envolvem a distribuição do documentário para 60 universidades federais brasileiras e para mais de 100 escolas públicas de Florianópolis. Além de planos de participação de mostras cinematográficas, festivais e exibições públicas.

Para mais informações: http://www.impasse.com.br

Texto e fotografias por Yuri Gama

Esta entrada foi publicada em 2010, Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Lançamento do documentário Impasse lota prédio da Reitoria da UFSC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *