Minuto-a-Minuto: Ato no Centro (Terminado)

[21h40] Ato terminou. Manifestantes dispersam pelo centro. Consenso: ATO AMANHÃ, ÀS 17h, no TICEN.

[21h36] Manifestação volta a caminhar e agora segue na Rio Branco para a Festa do Divino. Parece que a acusação dos dois últimos detidos foi por um ter roubado o boné do outro, segundo o Skárnio.

[21h23] Outra assembléia: Manifestantes estão escolhendo chamar outro ato para amanhã às 17h. O efetivo policial cresceu e está por todo o centro da cidade. Não tevegrandes conflitos, mas a polícia continua reprimindo aos poucos. São 4 detidos até então.

[21h17] Ato de volta ao Terminal Central.  Manifestantes estão dispersando. Ao entrarem no TICEN mais um conflito se iniciou e 2 manifestantes foram presos.

[20h55] 2 manifestantes, um de 16 e outro de 20 anos, foram detidos e estão indo direto para a Central de Polícia. Já existem advogados lá esperando para soltá-los. A polícia, como sempre, não explicou o motivo da detenção.

[20h40] Ato está em movimento. Rolando uma tensão na rua Visconde de Ouro Preto, na frente da Aliança Francesa. A idéia é seguir descendo pela rua dos Ilhéus.

[20h30] Manifestação está subindo a Rio Branco em direção à praça dos bombeiros, onde está acontecendo a festa do divino.

[20h25] O clima tá fervendo. Depois de 1 hora parados, manifestantes fizeram uma assembléia e estão voltando para o TICEN.

[19h50] Parados na Osmar Cunha com a Rio Branco. A cavalaria aparece, as 2000 pessoas estão paradas querendo seguir pela Rio Branco. A polícia não deixa. Tensão entre a Osmar Cunha e a Leoberto Leal.

[19h30] Manifestação consegue seguir até a Rio Branco com a Osmar Cunha. Lá a polícia montou uma barreira e não está cedendo a passagem de maneira alguma.

[19h10] Rápido tumulto entre manifestantes e polícia. A manifestação está cercada pela polícia e trancada na Gama D’eça. Negociações sobre trajeto continuam ad infinitum.

[19h05] Estouram as primeiras bombas de efeito moral perto do Ceisa Center, na Av. Gama D’eça. A polícia não quer que a manifestação siga para a Av. Rio Branco.

[19h] Cerca de 1500 à 2000 pessoas estão presentes no ato. A manifestação está parada entre a Osmar Cunha e a Roberto Leal. O clima começa a ficar um pouco tenso.

[18h46] Após assembléia manifestação se dirige saindo pela rua Jerônimo Coelho.

[18h10] O ato continua concentrando forças em frente ao TICEN. Dentro em breve a manifestação deve se mover e começar uma caminhada pelo centro.

DENÚNCIA: Enquanto isso, neste exato momento, uma viatura da polícia militar está invadindo ilegamente o território da UFSC. A viatura com policiais está ocupando a frente do ponto de ônibus da Biblioteca Universitária. É importante afirmar que esta é uma ação ilegal, sendo que a Universidade é um espaço federal e não cabe à polícia militar a atuar neste âmbito.  É uma clara intimidação aos movimentos sociais.

[17h40]

UFSC – Cerca de 200 à 300 pessoas saíram da Universidade Federal de Santa Catarina em direção ao Terminal do Centro (TICEN). A região ao redor da Universidade está com uma ronda efetiva da polícia militar e dois carros da GRT acompanham, grudados, a marcha até o centro.

CENTRO
– Manifestantes começam a aglomerar. Já haviam por volta de 200 pessoas em frente ao TICEN até às 17h20. No momento estava começando o teatro da brigada mitíco. O clima ainda é tranquilo. A polícia ainda está tranqüila, mas dispersa pelo centro. Dezenas de policiais e a cavalaria estão chegando aos poucos.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

6 respostas a Minuto-a-Minuto: Ato no Centro (Terminado)

  1. DM disse:

    Parabéns pela cobertura, desde Buenos Aires apoiando a luta!

  2. Eduardo disse:

    pessoal, alguem sabe se é obrigatório o uso de identificação pelos policiais?
    eu acho que sim, mas nao tenho certeza
    é que eu notei que durantes as manifestações nenhum policial está identificado…

  3. Tato Leprexa disse:

    Sinceramente, não tenho nada contra as manifestações pacíficas, porém nada vai mudar fazendo ciranda de roda no meio da rua.
    Se não mexermos nos bolsos dos empresários nada irá mudar, afinal, dário e sua corja não estão nem ai se o povo está na rua ou não, até nós fecharmos o ticen ou pararmos a ponte nada irá mudar e a polícia continuará repreendendo as manifestações e ditando o caminho, como temos visto durante todas essas semanas.
    Nós tentamos mudar a situação da exploração sem confronto, porém, infelismente a revolução não se dá pacificamente, quem me dera os policiais resolverem parar de proteger os interesses de poucos e juntarem conosco na luta, mas temos visto durante a semana que isso não irá acontecer… repito, enquanto não mexermos nos bolsos dos exploradores, nada vai mudar.

  4. Tato Leprexa disse:

    “A violência da polícia atuando nas pessoas é de tal ordem que mostra, na verdade, que o Estado é violento. Há uma violência institucionalizada. As demandas sociais são criminalizadas e a ação da polícia atua como se estas pessoas que expressam suas necessidades fossem todas criminosas.[…] esta polícia não está agindo assim a troco de nada. Ela tem uma orientação, uma diretriz. Isso é uma política que está sendo implantada.”

    Vera Lúcia Vieira (professora de História da PUC-SP)

  5. Carlos disse:

    Ontem eu fui sozinho a passeata, com minha jaqueta azul da UFSC. Com certeza algumas pessoas olharam e pensaram: mais um P2. Tenho 28 anos, e me senti um velho no meio da manifestação. Enquanto a população não pegar junto, e enquanto não houver enfrentamento, vai ficar complicado tirar a máfia dos transportes.
    Também sou estudante, e nós somos mais inteligentes que a polícia, mas o que eu vi ontem foi uma dominação por parte da PM. As açoes do movimento têm que ser mais elaboradas, com várias frentes, com mais de um lider.
    Tomara que amanha seja maior….

  6. Fernando disse:

    VEJAM LINK A BAIXO B.O REGISTRADO POR MIM MESMO CONTRA POLICIA
    DENUNCIEM O ABUSO POLICIAL CONTRA OS MANIFESTANTES.

    FOTO: http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=16025552532978626670&pid=1274728778230&aid=1244115375$pid=1274728778230

    VIDEO: http://www.youtube.com/watch?v=eX2ffKl9Wyk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *