10/05 – Relato do ato contra o aumento das 17h

Por Yuri Gama

Após manifestações pela manhã e pelo horário do almoço, iniciou-se o primeiro grande ato contra o aumento da tarifa em Florianópolis, nessa segunda, dia 10 de maio de 2010, às 17h.

O ato contou com cerca de 500 pessoas percorrendo as ruas da cidade em protesto contra o aumento de 7,3% da tarifa. Passando de R$2,80 para R$2,95 em dinheiro. Os manifestantes passaram pelo Terminal do Centro, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Av. Hercílio Luz e de volta ao terminal dispersando e convocando novos atos para amanhã.

O trajeto desenvolvido foi o seguinte:

17h – Reunião em frente ao TICEN, convocando a população para manifestar-se contra o aumento com faixas, panelaço, entrega de panfletos e gritos de ordem.

17h30 – Tentativa de bloqueio da Av. Paulo Fontes impedida por policiais do BOPE e entrega de panfletos proibida por seguranças da COTISA.

18h – A manifestação segue em direção à prefeitura municipal. A idéia dos manifestantes é dar publicitade para as propostas e agregar mais gente para o grande protesto contra o aumento nesta quinta feira.

18h20 – Violência policial em frente à prefeitura. Manifestantes: metade entrou pacificamente no prédio e outra ficou do lado de fora. Policiais sem nenhum diálogo iniciaram um espancamento generalizado. Amenizaram com o surgimento da deputada Ângela Albino e com a saída de todos.

18h30 – Manifestação se dirigindo para a Câmara dos Vereadores. Policiais continuavam ameaçando fotógrafos dizendo que iriam quebrar e roubar suas câmeras se não parassem de fotografar.

18h45 – Manifestantes caminham pela Avenida Hercílio Luz. Presença massiva de policiais disfarçados. A quantidade de P2 chega a ser indiscreta. Todos se apresentam descaradamente, registrando com vídeo e foto as caras dos manifestantes. Todo mundo canta: “Amanhã vai ser maior… Amanhã vai ser maior…”

19h40 – A manifestação retornou ao seu início e se dispersou. Manifestantes voltaram a se reunir em frente ao Terminal Central (TICEN), fizeram uma assembléia geral e aos poucos dispersavam convocando para mais atividades amanhã, terça-feira e para um grande ato no fim de tarde de quinta, dia 13/05.

A expectativa é que o ato de quinta seja muito bom e com milhares de pessoas nas ruas. Abaixo segue a agenda do dia de amanhã.

AGENDA DE TERÇA-FEIRA, 11/05:

Manhã: 8h – atos descentralizados: Trindade, Centro, Sul e Norte

Tarde: 13h – Confecção de materiais no DCE da UFSC

Noite: 18h – Reunião no DCE da UFSC + Colagem pelo centro de cartazes

Por Yuri Gama com colaboração do Skárnio.

Outros lugares:

http://tarifazero.org

http://sarcastico.com.br

http://twitter.com/lataofloripa

http://prod.midiaindependente.org

Esta entrada foi publicada em Uncategorized e marcada com a tag , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a 10/05 – Relato do ato contra o aumento das 17h

  1. Olá, possuo um blog sobre Mobilidade Urbana, com um enfoque em especial ao Transporte Coletivo de Florianópolis. Também estou cobrindo as manifestações estudantis que estão ocorrendo durante a semana.
    Fica a dica.
    http://www.notrajeto.blogspot.com

    Abraços,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *